O que são MODs e quais são os mais famosos

Mesmo que você não seja muito fã dessa prática, sabe que a maioria dos jogos possuem expansões e DLCs, que aumentam (mas nem sempre) consideravelmente as opções dentro de um game. Hoje em dia é bem difícil encontrar alguma produtora de jogos que esteja disposta a liberar esse conteúdo gratuitamente, e é aí que entra a comunidade. MODs surgiram de gamers para gamers, então se você quer descobrir um pouco mais sobre eles e conseguir boas indicações sobre ótimos jogos com esse tipo de modificação, chega mais que a gente te conta.

O próprio nome talvez seja uma dica, mesmo que você não seja o melhor jogador de games sobre investigação. MODs são modificações no conteúdo de um jogo, desde pequenas alterações como textura de um objeto até conteúdos exclusivos como novas missões e muito mais. Eles costumam ser feitos com base em um jogo pré-existente, usando todas as funcionalidades desse jogo para criar novas possibilidades aos seus jogadores.

Essas alterações costumam ser feitas em cima da Engine do jogo, que nada mais é do que o mecanismo sobre o qual o jogo é programado. Basicamente as Engines são pacotes de códigos que servem de base para os programadores, com todas as possibilidades e limitações para que um determinado jogo funcione. Elas possuem recursos de áudio, vídeo, informações sobre gravidade, danos de armas e mais.

mods engine
Uma engine em funcionamento (via Indiedb)

Raramente esses MODs são feitos pela própria produtora, sendo em sua grande maioria fruto do trabalho de programadores independentes. As melhores partes disso tudo: quase todos são grátis e é possível adicionar vários ao mesmo jogo. Conhecemos gamers que já rodaram Skyrim, por exemplo, com mais de 100. Basicamente é um jogo inteiramente novo.

Infelizmente, são bem comuns os casos de bugs ao usá-los. Se times inteiros às vezes deixam passar alguma coisa na produção de um jogo, imagina um cara sozinho no quarto de noite movido à Red Bull. E aqui vale lembrar: Não queremos menosprezar ninguém. Amamos vocês, modders.

É por isso que usar plataformas que validem MODs pode ser a melhor solução. O Steam possui seu Workshop, mas existem outras maneiras de alterar seus jogos. A Nexus, por exemplo, é uma comunidade de modders que já conta com alterações para uma série de jogos incríveis que você pode conferir aqui.

Counter Strike

Hoje o jogo é uma febre, mas lá nos primórdios da civilização na internet, só existia Half Life. Sem querer desmerecer esse clássico, mas CS foi uma mudança para melhor e as únicas pessoas que discordam são os pais de quem já passou horas na Lan House.

mods counter strike

 

DayZ

A ideia começou como um mod de Arma II e hoje em dia possui uma plataforma própria e…MODs próprios. Seriam esses novos MODs netos de Arma II? Não sabemos e ficamos confusos com a ideia.

mods dayz

 

DOTA

Se você já chegou na internet quando o Orkut não existia mais, talvez não saiba que DOTA começou como um mapa modificado de Warcraft 3. Quer sucesso maior do que virar um dos maiores e-Sports de todos os tempos?

mods dota 2

 

Medieval 2: Total War Kingdoms

A série já fazia alguns dos melhores jogos de estratégia disponíveis no mercado, mas quando um MOD que transformava o jogo em O Senhor dos Anéis saiu, foi uma febre quase tão grande quanto os filmes.

mods total war kingdoms

 

Garry’s Mod

Um jogo sem regras ou objetivos, a não ser que você seja HUEBR, então seu objetivo sempre é a zoeira. Nesse caso, essa é uma ferramenta perfeita. Aqui você pode construir de tudo, já que o único limite vai ser a sua imaginação.

mods garrys mod

 

Black Mesa

Só de saber que esse levou 8 anos para ser feito você já deveria correr pra testar, mas se isso não te convence, aqui vai um pouco de história: Black Mesa foi criado usando a engine de Half Life 2 e conta a história do primeiro jogo da série com gráficos melhores.

mod black mesa

 

M.U.G.E.N.

Esse não era bem um MOD, e sim um faça-o-que-quiser. MUGEN é uma engine de games de luta em 2D onde todo o conteúdo é criado pela comunidade, com milhares de lutadores saídos de todos os lugares que você possa imaginar. Super Smash Bros. não é nada perto disso.

mod mugen

 

Menção Honrosa: Skyrim

É impossível escolher um só, já que existem milhares de opções. Quer armadura nos cavalos? Dragões mais realistas? Uma água com textura melhor? Tudo isso e muito mais é possível conseguir, seja através do Nexus ou da própria Workshop.

mods skyrim

 


Que MOD você recomenda para a galera?


 

Deixe seu comentário