A riqueza cultural dos games e o que eles agregam na vida das pessoas

Muitas vezes os jogos são subestimados em sua capacidade de gerar conhecimento. Jogos há muito tempo não é apenas um mero divertimento, assim como a indústria cinematográfica, os jogos tem uma riqueza de detalhes que envolvem não apenas  a diversão.  Em filmes podemos ver detalhes como vestimenta, música e  técnicas de fotografia que muitas pessoas não entendem; já em games não é diferente.

Há jogos com músicas orquestradas com dezenas de faixas criadas especialmente para o mesmo.
Há jogos que estimulam o raciocínio lógico e a velocidade de pensamento.
Há jogos que nos ensinam  geografia e história.
Há jogos com técnicas de ilustração e arte de última geração (Muitas delas até inspiram e ditam tendências pra moda e cinema)
Há jogos com complexos sistemas de comunicação e hierarquia que nos ensinam a trabalhar em equipe.

Os Games podem somar algo em nossa vida, seja na escola e nem sempre com Jogos Educativos.

Os jogos educativos nas escolas podem ser uma pauta recorrente, porém nem sempre os jogos precisam ser criados para serem educativos. Algo que esquecemos ao longo do tempo é que brincar é a forma mais natural de aprendizado. Em inglês, brincar pode ser traduzido como PLAY (Que também significa jogar) e basta olha para a natureza que você vai perceber o quanto brincar é importante no aprendizado. Os filhotes dos animais sempre estão brincando, suas brincadeiras nada mais são do que um treino para a vida real.

Sejam os jogos criados para serem educativos ou não, devemos sempre lembrar que é uma forma de mídia interativa. Uma mídia em que as decisões são tomadas pelo usuário, não é simplesmente seguir um roteiro. Esse poder de decisão é que torna os jogos diferentes de um bom filme ou documentário. Permitir que o usuário faça escolhas importantes no enredo torna o jogo algo interativo e mais atraente. O usuário deixa de ser um mero espectador e passa a atuar junto com os elementos do jogo, cenário e outros personagens.

Jogos que ensinam algo sobre a riqueza cultural do Brasil

ARIDA: Backland’s Awakening
Este título em especial merece atenção. Arida é um jogo criado retratando a realidade cultural de uma região do Brasil. Sua história, suas artes, seus elementos e personagens são todos inspirados em uma situação regional socioeconômica.
Itens como Mandacaru, árvores da região que sinalizam onde tem água, artes inspiradas em cordel, personagens marcantes e carismáticos participam da história da pequena Cícera.

Arida: Backland´s Awakening

Jogos que nos ensinam algo sobre história

Jogos que falam sobre a Guerra Fria
Call of Duty: Cold War 
Outros jogos sobre a guerra fria

Jogos que falam sobre as civilizações e povos antigos
Série Sid meiers ´s  Civilization
Série Age of Empires

Jogos que ensinam algo sobre Biologia

Jogos que falam sobre a evolução das espécies
Spore

Conecte-se em nossa comunidade no Discord

Envie seu Cosplay para galeria

Envie seu artigo para nosso blog