Olá, meu caro gamer! Se você é um amante da velocidade assim como eu, já se pegou diante do clássico dilema: controle ou volante?

A gente sabe que curtir games de corrida mais realistas sem um bom volante é, no mínimo, complicado. Em alguns casos, o nível de simulação é tão aprimorado que jogar com um controle convencional é uma tarefa quase impossível.

A chegada de F1 2020 traz de volta a questão de jogar no controle ou volante. Uma boa notícia: F1 2020 é um game bastante acessível para quem não tem um conjunto de volantes e pedais à disposição. Aliás, essa tem sido uma característica da franquia desde que a Codemasters assumiu os jogos de Fórmula Um.

Não se tratam apenas de auxílios à pilotagem, mas sim da calibragem feita pela Codemasters que torna não apenas possível, mas também agradável, acelerar pelo jogo usando um controle convencional.

F1 2020 é melhor no controle ou volante

Agora se a sua ideia é aproveitar o lançamento do game para investir em um conjunto de volante e pedais, é interessante seguir algumas dicas. A primeira delas, claro, é checar se aquele volante que você está “namorando” é compatível com a plataforma que você jogará o game.

Nesse ponto, quem usa um PC sai em vantagem, já que a lista de periféricos do tipo é mais extensa. Já jogadores de PlayStation 4 e Xbox One têm menos opções nesse sentido. De qualquer forma, aqui você vê uma lista de conjuntos compatíveis com o game – e divididos por plataforma. Nem todos os modelos estão disponíveis no Brasil e, além disso, não tem jeito: você vai ter que abrir bem o bolso se quiser levar um pra casa.

Se você está pensando em montar um setup para pilotar em casa, é bom lembrar que não basta ter o volante e os pedais, vai precisar também de um local para ser usado como suporte. Há uma variedade enorme de “cockpits” à venda, mas, novamente, é preciso ter atenção à compatibilidade com o modelo de volante e pedais que você pretende comprar.

Uma vez que você decidiu quais modelos irá adquirir, há um último ponto importante: espaço. Para montar o conjunto na frente da TV é preciso algo entre 1,5 m2 e 2 m2. Certifique-se, portanto, que você terá esse espaço à disposição.

F1 2020 já está disponível para PC, PS4 e Xbox One. Compre o seu na Nuuvem!