Como configurar um controle no PC

como configurar um controle no pc

Com preços de jogos bem mais em conta, a única coisa que poderia pesar contra jogar no computador poderia ser a falta de um controlador. Felizmente isso não é um problema, já que existem milhares de joysticks para serem usados no PC através de conexões USB ou até Bluetooth. Para evitar que você tenha qualquer dor de cabeça na hora de configurar o seu controle no PC, preparamos um post que pode te guiar no passo a passo dessa instalação, seja qual for seu equipamento. Spoiler: as dicas só servem para Windows.

Se você está lendo isso, é sinal de que algo deu errado. Já que não podemos saber qual é o seu problema de uma maneira específica, vamos reunir uma série de tutoriais para ajudar com o seu problema.

Controle USB Genérico

Passo 1: Clique em Iniciar > Painel de Controle > Configurar Controladores de Jogos USB

Passo 2: Siga o passo-a-passo e teste o funcionamento do controle na própria ferramenta

Passo 3: Caso isso não resolva, procure na embalagem do próprio produto por mais informações.

Se isso falhar, você ainda pode recorrer a outros softwares, como Xpadder (http://ccm.net/download/download-3137-xpadder) e JoyToKey (http://ccm.net/download/download-1660-joytokey).

Lembrete: você precisa configurar o controle dentro do game que for jogar. Ele precisa reconhecer o joystick como um controle jogável para que você possa usar.

Configurando Controles de Console no PC

A funcionalidade plug-and-play, onde tudo que você precisa é conectar um dispositivo e ele é instalado automaticamente, é maravilhosa quando funciona, mas infelizmente esse não é o caso para os controles de consoles. Mas não tema! Por que são poucas as coisas impossíveis de fazer num PC quando você quer muito. Por sorte, o método para conectar esse acessório do videogame no computador é muito mais fácil do que a maioria imagina. Dá uma olhada em como configurar seu controle no PC.

 

PlayStation 3

controle no pc ps3

O que você vai precisar:

– DualShock3 + cabo USB

– Driver MotionInJoy

– Programa Better DS3

Passo 1: Instale os drivers no sistema executando como administrador o Motion Joy, que tem como ícone o controle DualShock 3.

Passo 2: Após finalizar a instalação, o sistema perguntará se quer abrir o programa DS3 Tool. Clique em Sim.

Passo 3: Ao abrir o programa, verá que não há nenhum controle conectado. Plugue o DualShock 3 no computador usando o cabo microUSB-USB. Em seguida, clique na opção “Driver Manager”, no menu superior do DS3 Tool.

Passo 4: A próxima tela informará que existe um hardware conectado na porta USB, mas o ícone mostrará que ainda não está funcional – um X vermelho na coluna MotionJoy. Algumas vezes o programa pode demorar para mostrar o controle conectado. Caso aconteça, tente retirar e colocar novamente o controle na porta USB, ou ainda reiniciar o DS3 Tool. Depois que o dispositivo aparecer, selecione-o e clique em “Load driver”. O botão “Install all” também funciona, não obrigando a selecionar qual dispositivo quer usar, já que instalará os drivers de todos os hardwares conectados.

Passo 5: Da primeira vez que for configurado, o sistema de segurança do Windows irá perguntar se quer mesmo instalar o dispositivo. Clique em “Instalar”.

Passo 6: Após a instalação, o DS3 Tool já terá reconhecido o controle com os drivers da Motion Joy, confirmando o sucesso da operação.

Passo 7: Volte para a tela inicial clicando em “Profiles”, no menu superior. Agora já consta que existe um controle “Dualshock 3/sixaxis” conectado. Para testar, clique em “Vibration Testing”, que fará com que seu controle vibre, dando os primeiros sinais de vida.

Passo 8: Selecione o modo de emulação do controle do Xbox 360, e em seguida clique no botão “Game Controller Panel” para testarmos se os botões estão funcionando.

Passo 9: Uma pequena janela se abrirá, exibindo que o status do “MotionJoy Virtual Game Controller” está OK. Clique em propriedades.

Passo 10: Pressione os botões para conferir se estão sendo reconhecidos. Cada botão pressionado acende uma “luz” indicando que está funcionando. A escolha da emulação de um controle de Xbox 360 é para permitir o uso dos joysticks analógicos. Caso queira, também é possível usar o DS3 como controle do Playstation 1 (sem os manches analógicos), bastando alterar o modo do joystick no menu inicial (“Profiles”).

Pronto! Seu controle já está funcional. Para testar, abra algum jogo que use o controle do Xbox 360 (o Steam sinaliza esses games) e seu DualShock 3 poderá ser usado como controlador. Mas lembre-se de manter o programa DS3 Tool aberto para o funcionamento do controle.

 

XBOX 360

controle no pc xbox 360

O que você vai precisar:

  • Um controle de XBOX
  • Um cabo USB
  • Software de instalação, que pode ser obtido aqui

Passo 1: Instale o software do Controle Xbox 360 para Windows. É possível que você precise reiniciar o computador após a conclusão da instalação.

Passo 2: Após instalar o software, conecte o conector USB do controle Xbox 360 com fio a uma das portas USB 2.0 do seu computador.

Passo 3: Teste o controle Xbox 360 com fio no seu computador, seguindo estas etapas:

Iniciar > Executar > joy.cpl > Enter

Selecione Controle Xbox 360 e clique em Propriedades. Pressione um botão, puxe um gatilho ou mova uma alavanca para testar. Se o controle estiver funcionando bem, você verá a ação correspondente acender no aplicativo. Se o aplicativo não reconhecer o controle, consulte Solucionar problemas com o controle Xbox 360 para Windows.

 

XBOX ONE

controle no pc xbox one

O que você vai precisar:

  • Controle do Xbox One
  • Drivers atualizados
  • Cabo USB

Se você possui Windows 10, os drivers mais atuais já vêm pré-instalados no sistema operacional e são atualizados automaticamente por meio do aplicativo Acessórios do Xbox. Consulte Atualizar o Controle Xbox One. Mas se você possui Windows 8.1 ou 7, precisará atualizar por meio do Gerenciador de Dispositivos.

Quando você conectar um Controle Xbox One a um computador com Windows 8.1 ou Windows 7 usando um cabo micro USB, o Windows baixará e instalará os drivers do controle automaticamente. Se o Windows não estiver definido para baixar o software do dispositivo automaticamente, verifique manualmente se há atualizações no Gerenciador de Dispositivos:

  1. Aponte para o canto inferior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para cima e selecione Buscar.
  2. Insira Gerenciador de Dispositivos na caixa de busca e selecione Gerenciador de Dispositivos.
  3. Localize e expanda Controle Xbox One da Microsoft.
  4. Clique com o botão direito do mouse no Controle Xbox One da Microsoft expandido e selecione Atualizar Driver.
  5. Selecione Pesquisar Automaticamente Software de Driver Atualizado.

Você também pode baixar os drivers mais recentes para Windows 8.1 e Windows 7 no Catálogo do Microsoft Update. Saiba como fazer isso clicando aqui.

Observações:

  • Se o controle não responder, tente usar outro cabo micro USB.
  • Para usar o controle Xbox One com o console após utilizá-lo com um computador, sincronize novamente o controle com o console. Você pode fazer isso usando o botão de sincronização sem fio ou um cabo USB. Para obter detalhes, consulte Conectar um controle sem fio Xbox One ao console.
  • Para os usuários do Windows 10, o Fone de Ouvido Com Fio Xbox One e o Fone de Ouvido Xbox One são compatíveis com um computador quando conectados por meio do Controle Xbox One, contanto que o firmware tenha sido atualizado para a versão mais recente. Para garantir que você tem o firmware mais recente do seu controle e fone de ouvido, consulte Atualizar o Controle Xbox One.

 

PS4

controle no pc PS4

O que você vai precisar:

Com o cabo

O que este tipo de USB faz é enganar o seu Windows, fazendo o sistema acreditar que o controle de PS4 na verdade é um controle de Xbox, que tem total suporte nativo oferecido pela Microsoft. Há diversos modelos disponível atualmente, sendo que o mais conhecido e popular é definitivamente o CronusMAX. O único problema é que mesmo nos Estados Unidos, esse tipo de dispositivo é bem. Porém, com o dispositivo em mãos, não há muito segredo, é só conectar o USB no controle e no PC e começar a jogar!

Com o programa

Com o DS4 você também engana o seu PC para que ele acredite que seu controle de PlayStation 4 é um controle de Xbox.

Passo 1: Baixe, descompacte o arquivo e execute.

Passo 2: Caso esteja usando Windows 10 ou Windows 8, escolha a opção “Install the DS4 driver”, se for uma versão mais antiga do sistema, escolha a opção “Install 360 driver”.

Passo 3: Conecte seu controle ao PC via um cabo USB. Assim que fizer isso, ele já deve estar pronto para usar e devidamente configurado.

Passo 4: Abra a janela “Profiles” no DS4 Windows para ver a configuração dos botões e se prefere mudar alguma coisa.


Encontrou algum problema na instalação? Conta pra gente que em breve nós fazemos outro post.


Deixe seu comentário