[Notícias] Pesquisas comprovam que games não têm relação com tiroteios

Vídeo Games e Tiroteios - Blog Nuuvem

Tiroteios ocorridos no último fim de semana deixaram 30 pessoas mortas até agora, além de mais de 50 pessoas feridas. Muita gente afirma que são os jogos eletrônicos que deixam as pessoas violentas, mas pesquisas recentes provaram que esse argumento é inválido.


Não é novidade que políticos e porta-vozes públicos costumam procurar motivos externos para eventos tão lamentáveis como nos casos dos tiroteios em El Paso e em Dayton. Hoje em dia, os vídeo games são a bola da vez.

Photo by Alex Brandon
Donald Trump afirma que vídeo games “glorificam a violência em nossa sociedade.”

Mesmo após uma confirmação oficial de que o suspeito to tiroteio de El Paso ter deixado um “manifesto anti-imigrante“, tanto o presidente americano Donald Trump quanto Kevin McCarthy voltaram a bater em uma tecla que irrita não só gamers, como causa a revolta de inúmeros representantes da indústria.

Reggie Fils-Aime, ex-presidente da Nintendo America se manifestou em seu Twitter mostrando dados que desmentem a relação entre consumo de vídeo games e tiroteios ou crimes com armas de fogo, além de citar momentos em que a comunidade gamer trabalhou unida por boa causa.


Ben Collins, repórter da NBC, respondeu à declaração de McCarthy, mostrando que, em nenhum momento, houve qualquer menção a vídeo games.


“Em nenhum lugar o atirador mencionou vídeo games. O que foi mostrado é que ele (o atirador) tinha um conhecimento enciclopédico sobre armas reais, fez posts em uma comunidade de nacionalistas brancos e escreveu sobre fazer isso (o atentado) como um ato para uma causa contra a imigração.”

Infelizmente, declarações semelhantes foram dadas pelo Vice-Presidente Hamilton Mourão, após o massacre ocorrido em Suzano (SP).

Tiroteios e Vídeo Games - Blog Nuuvem

Os argumentos usados por esses políticos não só são achismos, como até mesmo um artigo da Universidade de Oxford mostrou como não existem relações diretas entre vídeo games e violência. O artigo completo pode ser lido aqui (ele está em inglês).

Agora, falando em dados e querendo fazer uma associação de maneira comprovada por especialistas, fizemos aqui no Blog um post sobre como os vídeo games estão ajudando pessoas com ansiedade e depressão.

Não só isso, mas também mostramos como gamers se juntaram para arrecadar dinheiro para causas nobres.

Conferimos de perto um pouco da restauração do Museu Nacional após a Campanha de arrecadação.

Nosso apelo como membros da comunidade gamer é que parem de usar vídeo games como desculpas infundadas sobre eventos trágicos como esses tiroteios. Isso só serve para causar mais problemas, principalmente para pessoas que utilizam os games como único meio de escape, justamente para não estarem tão rodeados pela violência dos tempos atuais.

JÁ ESTÁ INDO EMBORA?

Confere os nossos outros posts!

Os Maiores Prêmios de Torneios de Esports

Os Jogos Mais Esperados para 2020

Conheça Big O, o PC Gamer dos Seus Sonhos

Os Melhores (e Piores) Filmes de Vídeo Game

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta