Estratégia Free-to-play Indie RTS Simulador

Jogos de Construção para PC: Os 20 Melhores

Jogos de construção: Durante a história da humanidade, muitas grandes construções marcaram épocas e fases de sua civilização. Hoje nós fizemos uma lista para você que também planeja fazer o mesmo, ou que só quer construir uma cidade e ver ela funcionando bem (ou não). Vamos para a lista dos…

20 Melhores Jogos de Construção Para PC!

Jogos de construção (Minecraft)
Jogos de construção (Minecraft)

Jogos de Construção de Simulação

Cities XL

Abrindo a lista, trazemos Cities XL, que tem se destacado muito dentro do estilo de jogos de construção, por possuir uma grande variedade de construções e um nível de personalização muito alto. Você basicamente pode fazer a sua cidade do jeito que quiser!

 

Simcity

Simcity é um dos maiores nomes dos jogos de construção, sem sombra de dúvidas. Seja por ser um dos primeiros em que o foco é a administração de recursos ou por sobreviver às catástrofes (naturais ou alienígenas), Simcity é uma franquia que continua divertindo o público após vários anos.

 

The Sims

Diminuindo a escala, The Sims é o tipo de jogo em que você perde muitas horas só se preparando para jogar, no caso, construindo a sua casa. Apesar de focar em controlar a vida de uma família, a construção das casas é um ponto alto, por te dar o poder de construir algo que não seria válido na vida real. E pode falar, você já construiu uma piscina e tirou a escada depois que aquele vizinho chato entrou para nadar.

 

RollerCoaster Tycoon

Para todos os que já foram a um parque de diversões e pensavam “mas esse parque é chato!”, RollerCoaster Tycoon surgiu como uma maneira de treinar um pouco mais a sua criatividade e ver o quanto você consegue agradar o público. Lembre-se que nem tudo são flores, e que dependendo de como você administrar seu parque, ele pode não ser divertido.

 

Cities in Motion

Existem muitas partes complexas em uma cidade, e Cities in Motion deixa bem claro que o sistema de transporte é uma dessas partes. Diferente dos outros jogos de construção dessa lista, Cities in Motion te da o poder de construir e administrar os sistemas de transporte de cidades reais. Uma ótima experiência para quem quer entender como funciona o transporte público.

 

Kerbal Space Program

Durante a lista, citamos jogos de construção em que seu objetivo é povoar outros planetas, mas em Kerbal Space Program, você tem que construir as naves que consigam fazer isso. Utilizando muitas peças e recursos, seu objetivo é conseguir chegar a novos planetas e criar novas técnicas para otimizar a sua viagem.

 

Jogos de Construção Futuristas

Planetbase

Planetbase é uma grande aposta indie para quem gosta de jogos de construção. Aqui, você tem a missão de colonizar um planeta e construir uma base espacial que seja autossustentável e tomar conta de sua população. Com diversas opções de ambientes, você precisa de estratégias diferentes para cada situação.  

 

Aven Colony

Habitar e povoar um país pode ser difícil, fazer isso em um outro planeta pode ser impossível, mas vai depender de você. Em Aven Colony, seu dever é povoar o planeta Aven Prime, um local com diversas mudanças climáticas e de terrenos. Ele é basicamente parecido com os outros jogos de construção da lista, mas aqui, você tem que enfrentar as condições do planeta como mais um inimigo.

 

ANNO

Anno é uma franquia de jogos de construção e estratégia que consegue te levar desde os tempos antigos até um futuro muito distante, por isso seria difícil escolher somente um jogo para marcar lugar na nossa lista. Explore terras novas, habite planetas e prospere até ser a maior potência possível!

 

Factorio

Factorio apresenta um mundo praticamente infinito e que deve ser “povoado” por máquinas que trabalham constantemente. Seu objetivo é criar uma fábrica gigante, que colete recursos, seja eficaz e enfrente seus inimigos. Além da proposta diferente, Factorio tem um modo multiplayer muito interessante.

 

Fallout Shelter

Para todos os amantes do universo Fallout, Fallout Shelter é um título muito divertido e também é uma experiência completamente nova. Fallout sai um pouco da área de jogos de ação e entra nos jogos de construção. Amplie o seu Vault, controle sua população, torne-os mais fortes, bem equipados e prontos para as missões que esse mundo deserto tem para oferecer.

Leia também: A história de Fallout

Jogos de Construção de Guerra

Caesar

Uma das maneiras de conseguir misturar estratégias e jogos de construção de forma harmoniosa é com o estilo de estratégia em tempo real (RTS). Caesar é uma franquia que trabalha muito o desenvolvimento de sua cidade e nos confrontos que você irá enfrentar durante o seu reinado.

 

Tropico

Vamos citar a franquia Tropico inteira, já que cada jogo pode ocupar um lugar dessa lista. Aqui temos um mundo como o nosso, em que seus objetivos são fazer sua terra prosperar com desenvolvimento e guerras. Diferente dos jogos de construção e simulação de estratégia normais, Tropico apresenta construções voltadas somente para a população, como shoppings e parques de diversões.

 

Civilization

Trouxemos de volta uma das franquias de jogos de construção e simulação e gerenciamento mais conhecidas e jogadas pelo público, Civilization. Seu foco é dividido em construção, administração e diplomacia entre sua terra e seus aliados e rivais. E mesmo após tantos anos de sucesso, não custa nada lembrar: NÃO CONFIE NO GANDHI!

 

The Settlers

Entre no mundo medieval com The Settlers. Faça a sua cidade crescer, enfrente os perigos constantes e aproveite para jogar com os amigos e ver quem é o maior dominador das terras medievais, sabendo explorar seus recursos e como expandir a sua cidade.

Leia Também: Os melhores jogos de guerra.

Jogos de Construção Medievais

 

Kingdoms and Castles

De um pequeno castelo a um reino incrível, Kingdoms and Castles apresenta todos os elementos de jogos de construção tradicionais com gráficos cartunescos, muito bem feitos e chamativos. Mantenha todos os seus cidadãos satisfeitos, saiba como construir uma cidade bem planejada e proteja-a de ataques inimigos.

 

Besiege

Besiege pode entrar em listas de jogos de construção ou de jogos de destruição. O objetivo é bem simples (em teoria), criar uma arma de destruição para acabar com determinados desafios e fases. Com a quantidade de dispositivos e peças diferentes, o único limite é a sua imaginação.

 

Banished

Tirando algumas das características dos jogos de construção e apresentando isso de forma inovadora, temos Banished. Aqui não há pesquisas ou upgrades, seu povo pode construir qualquer coisa em qualquer momento, desde que se tenha os recursos. Além disso, o dinheiro não existe, todo o comércio é feito por trocas. Banished mistura elementos de sobrevivência e construção de uma maneira interessante.

 

Community Inc.

É sempre um orgulho ter um projeto brasileiro ocupando um lugar das listas, e Community Inc. está aqui. O jogo possui muitos aspectos de jogos de construção e características de sobrevivência, já que o povo de sua vila precisa se manter saudável e bem alimentado para continuar a prosperar. As dinâmicas do mundo de Community Inc. te obrigam a estar sempre preparado para condições adversas.

Leia também: Jogos para quem gosta de Game of Thrones

Menção Honrosa

Minecraft

É claro que nenhuma lista sobre jogos de construção não pode deixar o fenômeno Minecraft sem nenhuma citação. Minecraft é um jogo de mundo aberto mundialmente famoso pela liberdade de construir o que você quiser (ou o que você conseguir), além de um modo de sobrevivência bem divertido. Se você nunca ouviu falar de Minecraft, seja bem vindo à internet!

Se você acha que esquecemos de algum jogo, nos ajude a construir uma lista melhor nos comentários!

Deixe seu comentário

Recomendados para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *