Ação Aventura Estratégia FPS Free-to-play Jogos MMO Simulador

Aprovados por Darwin: Os melhores jogos de sobrevivência para PC

Aprovados por Darwin: Os melhores jogos de sobrevivência para PC

Cansado da sua rotina? Quer explorar novos ambientes e cenários? Quer aprender a sobreviver além do miojão clássico que tanto te alimenta? Então seja bem vindo, caro gamer, à nossa lista de jogos de sobrevivência. Jogos com exploração e construção fazem sim parte dessa lista, mas no fim do dia o que importa mesmo é aprender a lutar pela sua vida. Então pegue seu martelo de madeira e prepare-se para…

OS 21 JOGOS DE SOBREVIVÊNCIA PARA PC QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

State of Decay

Abrindo nossa lista de jogos de sobrevivência, trazemos State of Decay. O jogo anda muito entre a linha dos jogos de sobrevivência e os survival horror. Em um mundo aberto infestado de zumbis, seu objetivo é sobreviver. Como você fará isso? Vai depender de você. Com muitos tipos de armas, você precisa acabar com os mortos-vivos e saber controlar seus recursos como vida e munição, que costumam ser escassos.

 

Terraria

Terraria é um jogo para os amantes de jogos de sobrevivência e nostálgicos dos jogos com pixel art que são bem típicos da era dos 8 e 16 bits. Você entra em um mundo com muitas cores, algumas ferramentas e precisa aprender como construir coisas e sobreviver. Lembrando que, mesmo o mundo sendo animado, ele é habitado por monstros e outras criaturas que só tem como objetivo acabar com você.

Leia também: Os melhores jogos leves pra PC

The Forest

Alguém aqui lembra da série LOST? The Forest tem uma premissa bem parecida. Você é o único sobrevivente de um acidente de avião em uma ilha. O problema é que a ilha não é deserta, ela está cheia de canibais mutantes que se interessaram em carne nova para o jantar (sem trocadilhos). Crie armadilhas para se proteger, não morra de fome e construa seu abrigo.

 

Don’t Starve

Como será viver em um mundo igual aos filmes do Tim Burton? É isso que você pode descobrir em Don’t Starve. Aqui, a sobrevivência é em extremos, ou você ama, ou você odeia. Você pode passar horas minerando locais e fortificando seu personagem e sua base, até que uma criatura da noite venha e acabe com tudo. Então tenha muito cuidado por onde anda e quando anda.

Leia também: Os melhores jogos cooperativos pra jogar com os amigos

This War of Mine

This War of Mine é uma das adaptações mais fiéis ao cenário de guerra, principalmente pelo fato de você controlar um grupo de cidadãos em meio aos confrontos, e não um soldado. Você deve guiar seu grupo de refugiados e lutar para não perder seus recursos que são realmente escassos. O diferencial de This War of Mine é que o jogo consegue ser tão real que te deixa com um sentimento de preocupação com seus personagens, além de trazer de volta um pouco da humanidade que parece ter quase sumido dos jogos, em que você enfrenta outros refugiados pelos recursos.

 

Project Zomboid

Já pensou em jogar o primeiro The Sims em um cenário dos jogos de sobrevivência após um apocalipse zumbi? Project Zomboid é um jogo que engloba tudo isso. A imersão do jogo se dá pela procura de recursos enquanto você deve se proteger dos ataques de zumbis da maneira que puder. Seja usando utensílios como armas ou encontrando abrigos provisórios.

ARK: Survival Evolved

ARK: Survival Evolved é um tipo de tributo aos fãs de Jurassic Park e aos fãs de jogos de sobrevivência. O jogo possui gráficos muito bem detalhados, um menu de customização com muitas opções e um multiplayer muito divertido. Aqui você deve administrar seus recursos, criar armas e métodos para se defender. No multiplayer, você pode participar de guerras de tribos e domar dinossauros para ajudar nas batalhas.

Veja também: Jogos de ação cheios de adrenalina

The Escapists

Em The Escapists, a proposta de sobrevivência é outra. Aqui, você é um presidiário e sua missão é fugir da cadeia. Como você fará isso? Trace um plano, viva a vida de um preso e siga seu caminho sem que ninguém perceba suas intenções. O jogo é muito divertido, além dos gráficos pixel art que o deixam sendo uma ótima alternativa aos jogos de sobrevivência mais casuais.

 

PlayerUnknown’s Battlegrounds

PLAYERUNKNOWN’s Battlegrounds é o jogo que praticamente todos os gamers atuais conhecem. Dentro do conceito de jogos de sobrevivência, aqui você deve lutar contra a equipe inimiga usando o que puder como arma. E como se não bastasse os inimigos normais, o próprio mapa é seu inimigo que vai se reduzindo enquanto o tempo dos rounds corre. Pegue a arma que puder, ande com cuidado e seja o último sobrevivente.

 

The Long Dark

The winter is coming. Essa frase é familiar, certo? Em The Long Dark, o inverno chega com tudo e te coloca à prova. Contando com um story mode que serve como introdução, você aprende a dominar as técnicas para sobreviver em um dos cantos mais inóspitos do mundo e encontrar seus amigos desaparecidos. Mas no modo de sobrevivência, você cria sua história enquanto explora esse mundo frio e solitário.

Veja também: Uma lista de jogos parecidos com o novo Zelda

Rust

Rust é um dos jogos de sobrevivência em que você começa de maneira bem simples MESMO. Você aparece em um mundo perigoso e sem nenhum equipamento ou ferramenta. Seu dever é explorar os locais, evoluir e se manter vivo. Você não está sozinho nesse mundo, então tome cuidado.

 

Fallout New Vegas (Hardcore)

Fallout: New Vegas é um dos títulos mais adorados pelos fãs da franquia, porém, muitos dos jogadores não o colocariam em uma lista de jogos de sobrevivência, até jogarem no modo Hardcore. Sua preocupação deixa de ser somente os mutantes, bichos e robôs. Você precisa se preocupar com alimentos, hidratação e radiação. Para os fãs da série, o desafio vale muito a pena. E se você gosta de jogos de sobrevivência, tente sobreviver em New Vegas.

Veja também: 20 jogos para quem tem um PC fraco

Astroneer

Astroneer é um dos jogos de sobrevivência que fogem do estilo “Bear Grylls” de se manter vivo em uma floresta. O cenário aqui é o espaço, e a proposta é moldar o planeta como se ele fosse feito de massinha. Astroneer é um jogo que junta o estilo sandbox, multiplayer e elementos de sobrevivência para que você consiga transformar o seu planeta em sua base, molde os detalhes com seus amigos e divirta-se durante o processo.

 

H1Z1: Just Survive

Esse jogo é um favor a todos os fãs de The Walking Dead. H1Z1: Just Survive é um MMO pós apocalíptico em que você tem que ficar atento não só aos zumbis, mas aos outros jogadores também. Tudo o que se mexe (vivo ou não) pode tentar te matar, então prepare-se para um dos jogos de sobrevivência que você deve ter sempre em sua coleção.

 

Conan Exiles

Já pensou em ser o Arnold Schwarzenegger sem precisar dedicar tanto tempo à musculação? Seja bem vindo a Conan Exiles. Um MMO de sobrevivência situado nos cenários da clássica HQ e dos filmes famosos da série Conan. Com muitos elementos dos tradicionais jogos de sobrevivência e alguns detalhes mais particulares, podemos dizer com todo o perdão do trocadilho que Conan Exiles é um jogo bárbaro!

Veja também: Os melhores jogos online multiplayer

Subnautica

Já exploramos muito a superfície, outros planetas, florestas e desertos, mas e o fundo do mar?

Em Subnautica, você é o sobrevivente da colisão de uma nave espacial em um planeta em que existem apenas duas ilhas para controlar seus recursos primários, e todo o resto se baseia em explorar as águas profundas que compõem todo esse planeta novo e conhecer as criaturas que habitam esse lugar.

 

The Flame in the Flood

Diferente de muitos jogos de sobrevivência, The Flame in the Flood é um jogo que te faz seguir adiante por conta da esperança, não somente pelo desafio. Com uma ambientação muito boa (e triste) e gráficos que combinam, The Flame in the Flood é um jogo que vai te manter preso nele por muito tempo.

 

Reign of Kings

Construa seu castelo, crie suas armas e equipamentos e proteja-se em Reign of Kings, um jogo com temática medieval e multiplayer que te permite criar uma guild, participar de guerras e ter o grupo mais forte. Para os fãs de jogos de sobrevivência e jogos medievais como Chivalry, Reign of Kings é uma ótima opção.

 

Day Z

DayZ é um dos jogos de sobrevivência que misturam elementos de survival horror, ação e sobrevivência. Você deve tomar conta de seus recursos para se manter vivo enquanto enfrenta outros jogadores e luta contra uma horda interminável de zumbis. A única certeza em Dayz é a morte, a diferença é saber quanto tempo você consegue se manter vivo.

Veja também: Jogos de zumbi que vão te preparar pra um apocalipse

Life is Feudal

Life is Feudal é o mais perto de um verdadeiro “simulador de sobrevivência” dos jogos da lista. A maioria dos jogos de sobrevivência adotam pontos adicionais como mágica, criaturas místicas ou cenários fantasiosos, mas em Life is Feudal, as principais e cruciais regras para sobreviver são colocadas como ponto principal. Você cria ferramentas, coleta recursos e tenta sobreviver aos perigos que a natureza (e outros jogadores) podem te proporcionar.

 

Minecraft

Vamos fechar a lista com o jogo que popularizou o gênero de jogos de sobrevivência para o grande mercado. Minecraft é um jogo de extremos, ou as pessoas amam, ou odeiam. Mas, independente disso, é inegável que o jogo permite um mundo de criação muito extenso, seja na área de exploração ou construções fantásticas como castelos ou até mesmo um computador funcional. 

Lembrou de algum outro jogo de sobrevivência?

Se você já sobreviveu em todos os jogos da lista e lembrou de algum outro que não está aqui, deixe nos comentários!

Deixe seu comentário

Recomendados para você