Ação Aventura Jogos PC Gamer

GTA: Curiosidades sobre a franquia que você provavelmente não conhece!

GTA: Curiosidades sobre a franquia que você provavelmente não conhece!

Personagens carismáticos, polêmicas,  bordões que viraram memes, missões que vão te tirar do sério e MUITAS explosões. Esses são alguns dos principais elementos que compõem o universo de GTA. Uma das franquias mais populares e controversas do mundo dos videogames também é cheia de curiosidades, mitos e easter eggs e hoje vamos mostrar algumas dessas curiosidades para vocês! Preparem seu lanche no meu estilo Big Smoke e conheça um pouco mais da série.

12 coisas que você provavelmente não sabe sobre GTA

GTA existe graças a um Bug de outro jogo

Dizem que algumas das maiores invenções da humanidade são descobertas por acidente. GTA nasceu dentro desse conceito. O jogo original se chamava Race ‘N’ Chase e a proposta era parecida com o que conhecemos como Grand Theft Auto. No jogo, o jogador poderia selecionar entre policial ou bandido. Um típico jogo de perseguição, mas por conta de um bug, se o jogador selecionasse jogar como bandido, todas as viaturas disponíveis iriam partir para a captura. Quando o pessoal que testava o jogo viu como o bug era divertido, todo o jogo foi remodelado para esse estilo de ação.

Image result for race n chase

Leia também: Jogos de ação cheios de adrenalina

A Rockstar já pagou para “falarem mal” de GTA

“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Em alguns casos, esse tipo de pensamento pode dar muito errado, mas a Rockstar soube investir bem no conceito e virou algo muito positivo. A empresa pagou o guru Max Clifford para publicar opiniões controversas em diversos jornais e, com isso, “esquentar” os debates entre os grupos mais conservadores e ativistas norte americanos. Com toda a polêmica envolvida, muita gente queria saber que jogo era esse, assim a estratégia foi um sucesso.

 

No dia do lançamento, houve um “surto de gripe” nos Estados Unidos por parte de funcionários de empresas

Sempre que um jogo com grandes expectativas é lançado no mercado, muita gente acaba faltando ao trabalho por ficarem “doentes”. Mas no lançamento de GTA V, isso chegou a outro patamar. Muitos artigos de jornais e blogs não oficiais diziam que a quantidade de gente “se sentindo mal” e faltando ao trabalho poderia ser considerada como um surto de gripe. Se isso realmente aconteceu, não é fácil descobrir, mas vendo o sucesso do jogo em seu lançamento, é bem provável.

Image result for group flu

 

Somente GTA V possui aproximadamente 160.000 linhas de diálogo

GTA IV já foi um marco histórico por apresentar 80.000 linhas de diálogo em todo o jogo, o que já ultrapassa a quantidade de linhas do primeiro livro de Harry Potter. Se isso não fosse o suficiente, os desenvolvedores do jogo decidiram que GTA V teria praticamente o dobro de linhas. Chegando a quase 160.000 linhas de diálogo, podemos dizer muitas coisas sobre quem criou todas essas falas, só não podemos dizer que não foram criativos.

Image result for gta v wallpaper

Leia também: Melhores jogos multiplayer pra desafiar os amigos

GTA V quebrou 7 recordes mundiais de uma vez só

GTA V é basicamente o Michael Phelps do mundo dos videogames. Com todo o investimento da Rockstar para o desenvolvimento do jogo mais recente da franquia, o sucesso era algo esperado, mas isso foi além. GTA V quebrou o recorde de Jogo de ação mais vendido em 24 horas, jogo mais vendido em 24 horas, Propriedade de entretenimento a atingir 1 milhão de dólares mais rápido, propriedade de entretenimento a atingir 1 bilhão de dólares mais rápido, produto mais vendido em 24 horas, maior receita gerada por um produto de entretenimento em 24 horas, o trailer mais visto para um jogo de ação/aventura. Praticamente todos os recordes foram batidos em um dia. Isso que é um jogo realmente grande.

Image result for olympics gold medal

 

A lenda do Pé Grande em San Andreas

A franquia GTA sempre teve lendas e boatos a seu respeito, então vamos falar sobre uma das mais famosas. A lenda do Pé Grande em San Andreas. Com um aumento realmente significativo no mapa em relação aos títulos anteriores, GTA San Andreas apresentava muitas variedades de paisagens, desde cidades com prédios gigantes a grandes florestas de interior, e é aí que supostamente mora o Pé Grande. Os produtores do jogo comentaram que realmente existiu o personagem na versão beta, mas que ele foi eliminado na versão final do jogo, fazendo com que seja impossível encontrá-lo de verdade, mas isso nunca impediu os fãs de criarem mods e tirarem prints para “provar” essa lenda.

Image result for san andreas bigfoot

Leia também: Melhores jogos cooperativos pra reunir os amigos

Um jogador conseguiu terminar o GTA Vice City em 51 minutos e 46 segundos

Uma coisa que sempre chamou a atenção dos gamers durante a franquia, são as histórias dos protagonistas no decorrer da série, que são extensas e bem divididas em missões. A maioria dos gamers deve ter perdido dias até completar as histórias, mas o surpreendente é o jogador francês Anti, que conseguiu quebrar o recorde mundial ao terminar GTA Vice City em menos de uma hora. Se você jogou Vice City, você lembra da missão Demolition Man, e é muito provável que você tenha ficado mais de uma hora SÓ NESSA MISSÃO.

Image result for gta vice city

 

Toda a série GTA já vendeu aproximadamente 250 milhões de cópias até hoje

Com o decorrer dos anos, GTA se tornou uma das franquias mais amadas pelos gamers,e isso é provado com o número de vendas da franquia. Aproximadamente 250 milhões de cópias foram vendidas até o momento, fazendo com que GTA seja a quinta franquia de jogos mais vendidos no mundo de todos os tempos.

Image result for Gta money

Leia também: Os jogos mais bem otimizados de todos os tempos

O dublador e modelo do Trevor, gravou algumas das falas usando somente cuecas

Dentre todos os personagens existentes no universo de GTA, muitos se destacam por serem muito bons ou muito maus, mas poucos são os dois, esse é o caso de Trevor em GTA V. Um dos personagens mais loucos de toda a franquia, Trevor tinha em quem se inspirar, já que seu dublador e modelo volta e meia ia fazer o trabalho de dublagem vestindo somente uma cueca. Ele dizia que isso era para “entrar no personagem”.

Image result for trevor underwear

 

Sempre que o jogador atirar na lua, ela mudará de tamanho

Essa característica foi apresentada como um “bug” por parte dos jogadores, mas depois foi identificado como uma característica de todos os jogos do Universo 3D de GTA (Vice City, San Andreas e III). Quando o jogador atira na lua usando um rifle de sniper, a Lua mudará de tamanho, isso não se aplica nos títulos mais recentes, infelizmente…

Image result for gta moon shoot

Leia também: Jogos pra quem tem pouca memória RAM

Todas as ligações feitas nos programas de rádio de GTA IV são ligações reais feitas por fãs da série

No verão anterior ao lançamento de GTA IV, a Rockstar criou um site falso, pedindo para que os fãs ligassem para o número de telefone do site e comentar o que há de errado em Liberty City, o sistema de saúde e sobre os liberais do local. Muitas ligações foram recebidas e uma boa parte das ligações acabaram sendo implementadas nos rádios de GTA IV, principalmente na estação WKTT Radio (We Know The Truth).

Image result for wktt radio

 

O mapa de GTA V tem o dobro do tamanho de Manhattan

Quando o GTA IV foi lançado, muita gente reclamou do tamanho do mapa utilizado no jogo. Por conta disso, a Rockstar investiu em um mapa maior em GTA V. Para se ter uma ideia, o mapa de GTA V é maior que os mapas de GTA IV, San Andreas e Read Dead Redemption JUNTOS. Para se ter um parâmetro, a cidade real de Manhattan possui 37 quilômetros quadrados, o mapa de GTA V possui 78 quilômetros quadrados, o que é mais que o dobro.

Image result for gta v map

Sabe alguma curiosidade sobre GTA que não entrou na lista?

Se você ainda não conhece a franquia GTA, a gente te ajuda a resolver isso! Se acha que esquecemos de alguma curiosidade, deixe nos comentários!

Deixe seu comentário

Recomendados para você