Jogos

Como realidade virtual pode transformar o mundo?

como realidade virtual pode transformar o mundo

Talvez ainda seja muito cedo para dar certezas, mas a tecnologia de realidade virtual tem um grande potencial para mudar o mundo em vários aspectos. Estamos finalmente chegando ao ponto em que tudo que imaginávamos ser possível (e coisas que a gente nunca tinha pensado) estão se tornando realidade graças à ela. Estamos muito ansiosos pra saber tudo que ela pode fazer pelos jogos, inclusive vimos esses dias uma demonstração do Batman em VR incrível! Mas o que mais será que essa tecnologia pode mudar? Descubra aqui com a gente 8 maneiras como realidade virtual pode transformar o mundo além de jogos.

Se você nunca assistiu Sword Art Online, recomendamos muito. Também indicamos a leitura de Jogador Número 1, que em breve vai virar filme. Esses são apenas dois exemplos de realidade virtual aplicada a games, mas existem N aplicações para a tecnologia no mundo. Vamos à algumas delas:

1 – Viagens

Embora a experiência virtual possa nunca substituir a experiência real, não é difícil imaginar um futuro em que as companhias de viagem comecem a explorar essa tecnologia. Convenhamos que é bem mais fácil colocar trinta pessoas numa sala do que num avião. Seja por lazer ou trabalho, vai ser incrível poder tirar meia hora do seu dia pra visitar Londres sem sair do lugar. Duvida? É só pesquisar alguns filmes de ficção científica, já que vários mostraram essa tecnologia – embora fossem apenas ideias na época – em uso.

2 – Educação

A primeira universidade online foi lançada em 1999, então salas de aula digitais não são nenhuma novidade, mas a realidade virtual pode gerar um engajamento que apenas assistir uma transmissão jamais causaria. Um dos grandes problemas com esse ponto é a falta de socialização. Existem muitas pessoas que acham que isso isolaria crianças em seus respectivos lares, e que elas jamais teriam contato com outras crianças, mas é só dar uma olhada no que Pokémon GO fez com o mundo pra entender que a tecnologia pode sim ajudar a gente a socializar. Aliás, esse jogo também é um ótimo exemplo de como realidade virtual pode transformar o mundo.

3 – Filmes

Depois dos games, filmes são os candidatos favoritos a sofrerem mudanças por conta da tecnologia de realidade virtual. Hoje em dia nós já temos filmes em 3D, mesmo que muita gente não goste disso, mas imagine poder imergir ainda mais no filme. Quem sabe até ser um dos protagonistas? Essa é apenas uma das muitas possibilidades que o futuro do cinema reserva.

como realidade virtual pode transformar o mundo

Leia também: Como funciona a realidade virtual?

4 – Eventos

Esqueça a ideia de pagar uma fortuna para ingressos de alguma final ou ter que dar um rim de entrada para conferir sua banda favorita. A tecnologia pode permitir que a gente nunca perca um evento, não importa em que canto do mundo ele aconteça. É um bom negócio até pros organizadores do evento, que podem vender ingressos infinitos para os melhores lugares possíveis. Pode não ser a mesma coisa, mas por uma fração do preço, estamos dispostos a apostar que vão haver interessados.

5 – Redes Sociais

O Facebook comprou o Oculus Rift, então não é nenhum absurdo pensar que vem coisa por aí. Imagine transmissões ao vivo de grandes eventos, como a Comic-Con, por exemplo. Onde você pode andar virtualmente por lá e conhecer todas as atrações. Parece ou não uma boa ideia? Pra gente parece boa suficiente pra aparecer numa lista de como realidade virtual pode transformar o mundo.

6 – Trabalho

O ambiente de um escritório pode ser meio repetitivo às vezes, então imagine poder trabalhar em uma praia no Caribe. Ondas, pássaros e produtividade. É ou não um sonho? Isso pode aumentar a satisfação de toda a equipe e ajudar a manter profissionais nas empresas, reduzindo a taxa de rotatividade.

como realidade virtual pode transformar o mundo

7 – Economia

Além do ponto acima, existem outras maneiras que a realidade virtual pode impactar na economia. Novas formas de anunciar, novas formas de vender, novas tecnologias e novos produtos podem revitalizar a economia de uma maneira global. A gente não sabe exatamente como realidade virtual pode transformar o mundo, mas temos algumas boas ideias.

8 – Medicina

A gente espera que ninguém use muito Surgeon Simulator para aprender medicina, mas a realidade virtual pode tornar cirurgias mais seguras já que possibilita aos médicos praticarem em NPCs enquanto estão aprendendo. Parece uma opção muito melhor do que treinar em bonecos de plástico, que apresentam pouca complexidade e quase nenhum realismo. Um software pode simular não só o nosso corpo, mas condições específicas de doença que requerem cirurgia.


Esquecemos de alguma coisa? Deixe suas sugestões nos comentários.


Deixe seu comentário

Recomendados para você