E-sports

Como montar um time de eSports

Você pode até achar que não, mas eSports chegaram para ficar. A visibilidade sobre esse tipo de competição aumentou muito em pouco tempo, ganhando até uma transmissão ao vivo no Sportv, um dos maiores canais de esporte do Brasil. Por conta desse sucesso e do sonho que muita gente tem de transformar games em forma de vida, preparamos um passo a passo para ajudar você a montar sua equipe de eSports e brilhar sob os holofotes. Ou pelo menos sob a luz do monitor.

Escolha o cenário

São muitas as opções de jogos e, para começar, é sempre bom escolher apenas uma. Você planeja jogar CoD? Dota? Starcraft? Defina primeiro em qual game você acha que manda bem e, a partir daí, comece sua jornada.

Crie uma marca

A maioria das grandes equipes tem marcas fortes porque eles provavelmente dedicaram algum tempo a isso. Pense no seu público, é pra eles que você joga na maior parte do tempo. Considerando que a audiência de games em sua maioria são homens na faixa dos 16-32 anos, crie algo que eles gostariam.

eSports marcas

Encontrar jogadores

Encontrar jogadores é fácil, já que o mercado de games anda crescendo bastante e conseguindo cada vez mais adeptos de jogos eletrônicos. O verdadeiro desafio vai ser encontrar jogadores que sejam bons e consigam trabalhar bem em equipe. Uma dica que você pode seguir é ir jogando muitas e muitas partidas online e identificando jogadores que se adequem ao estilo de jogo que você tem em mente. Manda uma mensagem pelo próprio jogo, vai que o cara é gente boa.

Buscar relevância no cenário participando de torneios

Agora que sua equipe já está razoavelmente pronta, hora de testa-la. Comece a se inscrever em torneios. Isso serve para descobrir como estão as suas habilidades em relação a concorrência e fazer com que o mundo comece a descobrir quem vocês são. A partir daí, podemos pular para o próximo passo.

Comunicação

Com uma marca e um time nas mãos, agora é hora do mundo descobrir que vocês existem. Crie uma página do Facebook, uma conta no Twitter e comece as transmissões via Youtube e Twitch. Além disso você também pode criar uma página com a ajuda de ferramentas como Esportsify e se cadastrar em redes sociais específicas de eSports.

Encontrar patrocínio

Uma boa parte das suas finanças virão deste ponto. Conseguir um patrocinador significa conseguir uma verba fixa para que seu time possa se dedicar mais aos treinos e não depender apenas de prêmios. Patrocínios costumam ser vias de mãos duplas, que geram visibilidade tanto para a sua equipe quanto para a marca que está apoiando vocês.

Arrumar um espaço de treinamento

É um fato que depender da internet de cada um pode causar muitos problemas na hora de jogar junto com a sua equipe. Por esse motivo é extremamente importante que vocês consigam marcar um endereço no qual todos possam comparecer para jogar juntos. Isso facilita a comunicação tanto dentro do jogo como fora.

eSports

 

Aprenda com os grandes

Não é apenas o modo de jogar que você pode aprender com as grandes equipes. Procure descobrir como eles lidam com o público, como eles se portam, como se comunicam e, mais importante, o que faz deles grandes fora das partidas. Por melhor que seja um time, ele não é nada sem sua torcida.

Seja simpático com todo mundo

A melhor forma de ganhar seguidores fieis é essa. Seja sempre simpático com todo mundo, inclusive quem chegar apenas para criticar. A forma como você lida com os troladores vai dizer muito sobre quem vocês são, então pense bem antes de xingar muito no Twitter.

Conseguir ajudantes

Caso seu time cresça como a gente espera, você terá menos tempo de fazer trabalhos administrativos por conta da dedicação ao jogo em si. Por conta disso, é bom que pense em arrumar pessoas que possam te ajudar com todas as questões técnicas que vão aparecer. Nosso top 3 de sugestões incluem conseguir alguém para:

  • Gerenciar o time, desde arrumar um espaço para jogarem até agendar hotéis para viagens
  • Marketing, o que significa alguém para fazer tudo com relação a sua comunicação, desde agendar posts no Facebook até gerenciar os patrocínios e apoios da equipe.
  • Técnico, já que essa é uma das melhores formas de melhorar o seu jogo: aprendendo com quem sabe. Também é bom ter alguém que possa ver de fora e apontar pontos onde sua equipe pode melhorar.

Agora que você já sabe o que fazer, hora de começar a jogar. Mas não vai achando que é fácil não. Esports precisam de muita dedicação e horas de sono perdidas, então prepare seu corpo e a sua alma. Ah, e não esquece dos energéticos.

 


Achou as dicas úteis? Conta pra gente sobre a sua equipe.


 

Deixe seu comentário

Recomendados para você