Ação FPS Jogos MMO Tutoriais

Como aprender outro idioma jogando?

aprender idiomas jogando

Videogames são a base do conhecimento em outro idioma para muitos gamers. Hoje em dia vários jogos são legendados em português ou até dublados, o que facilita muito a vida. Mas lá nas origens do Atari não era assim tão simples. Quem nunca precisou de ajuda num RPG ou tentou digitar (afinal ninguém acerta de primeira) walkthrough no Google não sabe o que é passar um perrengue. Para dar aquela forcinha em outra língua, e te dar a desculpa de que está estudando quando seus pais vierem reclamar, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a aprender idiomas jogando. Confere só.

Processo de Aprendizagem Ativo

Nos jogos é aprender ou perder. Não por acaso as primeiras palavras que você irá descobrir o significado são “game over”. Videogames geram uma coisa chamada processo de aprendizagem ativo: se você não entender o que é dito, não passa de fase. É uma “questão de sobrevivência” entender a mensagem. Diferente da TV, onde a história continua, quer você tenha entendido ou não. É isso que fazem deles ótimas opções para quem quer estudar, mesmo que seja o básico, sobre outras línguas.

Transforme seu Aprendizado em Game

Uma coisa que ajuda muito: pensar que você está evoluindo junto com seu personagem. Seja matando monstros, aliens ou até pessoas (no jogo, por favor), pense que conforme sobe de nível no jogo, você também está subindo de nível no idioma. Fica mais divertido e não está nada longe da verdade.

aprender idiomas jogando zelda
Primeiro Legend of Zelda, de 1986

Sistema de Recompensas

Não existe nada como tirar um dez numa prova, mas aprender jogando é quase isso durante o tempo todo. Isso por que quando você consegue entender alguma coisa e fazer exatamente o que foi pedido, o game te parabeniza com uma recompensa, seja na forma de uma nova “fase” ou através de achievements. Isso te deixa animado para continuar jogando e aprendendo. Em pouco tempo você já consegue ler muita coisa sem nem se dar conta.

O dicionário é a sua Bíblia

Hoje em dia você nem precisa realmente de um dicionário físico, já que tem o Google do seu lado. Caso você empaque numa parte ou se alguma palavra começar a aparecer com muita frequência e você ainda não souber o que ela significa, procura lá. Isso só vai melhorar a sua experiência com o jogo e com a língua.

Comece com Jogos de Ação

Antes que você saia correndo para jogar, uma dica: Se você ainda é um iniciante, talvez seja uma boa começar por jogos de ação, como Resident Evil 5, que não possuem tantos diálogos. Se você já domina de maneira intermediária um idioma pode estender seu leque de opções e passar para RPGs, como Final Fantasy. Eles possuem uma história envolvente e um vocabulário muito extenso, além da diversidade de sotaques. Dessa forma, além de treinar seu ouvido, treina também sua leitura e descobre palavras novas.

Concluindo

Bom, é basicamente isso, mas a gente não quer parar por aí. Não importa se você quer aprender inglês, francês, alemão ou hebraico. Jogos podem te ajudar nisso. É por isso que separamos uma lista deles de acordo com cada nível em um novo idioma, do iniciante ao avançado. Então pense um pouco sobre qual deles você se encaixa melhor e comece a jogar já.

 

Bons jogos para iniciantes:

Call of Duty, Street Fighter V, The Sims, Payday 2, Mortal Kombat X.

Bons jogos para intermediários:

Mass Effect, Fallout 4, GTA V, Bioshock, Metro Redux.

Bons jogos para avançados:

Elder Scrolls: Skyrim, The Witcher 3, The Walking Dead, MMOs em geral.


E você? Qual jogo te ajudou a aprender outro idioma?


Deixe seu comentário

Recomendados para você